Breaking News
Home » COLUNAS » Por que a popularidade de Vocaloid diminuiu tão drasticamente nos últimos anos?
hatsune_miku_money_by_clawdeenw-d5euwru

Por que a popularidade de Vocaloid diminuiu tão drasticamente nos últimos anos?

 

Atenção, a postagem a seguir é pura teoria e especulação. Não é de minha intenção criticar de forma negativa ou ofender o novo fandom, é apenas uma visão puramente opinativa.

 

Nesse exato momento, o VocaloidBrasil irá adquirir ares jornalísticos pff até parece numa tentativa de trazer um conteúdo mais relevante para os nossos leitores a cerca do estado atual do mercado de Vocaloid, que tem sofrido um declínio peculiar nos últimos anos, devido a um conjunto de vários fatores que tem feito uma das maiores sensações da internet dos últimos anos, retornar para o seu status de subcultura na qual tem perdido apelo até mesmo no Japão.

 

Não vai ser algo muito feliz de se ler, mas vamos tentar.

 

“It’s not about the music anymore; It’s all about the money”

Como todos nós sabemos, a Crypton Future Media quando decidiu criar os seus próprios bancos de tecnologia Vocaloid, a empresa arriscou em uma fórmula que deixaria suas marcas pregadas para sempre na história do programa, o lançamento de Meiko e, posteriormente, o lançamento de Hatsune Miku, firmaram uma base que seria seguida até hoje pela maioria das empresas na hora de fazer o seu próprio banco de voz. Perceba que a maioria desses bancos é voltada para o público otaku, com vozes femininas e um “moe appeal” que fez com que Vocaloids como Hatsune Miku fossem capazes de arranjar rios de dinheiro para as suas respectivas empresas.

Não é muito raro encontrar relatos de japoneses que só compraram o programa porque achara o design da capa “bonitinho”, isso é algo que se reflete muito na nossa cultura ocidental, onde o sexo é vendido de forma a atrair público para certo produto, mas no Japão e em outros países orientais, a sensualidade é deixada de lado e a pureza e a beleza no melhor estilo “Moe” toma conta dessa função.

Enquanto a popularidade do programa crescia, mais dinheiro caía nos bolsos das empresas e dos produtores de música, e quando algo dá muito dinheiro, qual é a tendência? O número de bancos de voz criados durante a era do Vocaloid2 cresceu de forma absurda, mas poucas empresas tentaram investir nesses bancos e a maioria caiu na vala do esquecimento. Enquanto isso, outras empresas maiores e mais bem sucedidas nesse novo meio utilizavam-se de todas as formas possíveis para faturar em cima dos seus produtos já estabelecidos no mercado.

tumblr_ltf6ooNmRI1r03mzb
É aqui que os problemas começam.

 

Mas o fandom continuou vivo mesmo assim, porém, uma hora cansa. Conforme os anos foram passando, tivemos um aumento enorme de séries e músicas de Vocaloid com Promotional Videos chamativos e bugigangas aleatórias enfiadas goela abaixo pelos fãs. Tivemos animes, mangas, action figures, e a música se tornou algo secundário para os produtores e todas aquelas empresas afiliadas a ele e o seu trabalho. A consequência de tudo isso, foi uma queda drástica de qualidade que tivemos nesses últimos anos, e a sensação de novidade se esvaiu para debaixo do tapete, criando uma leva de produtores que não recebem nenhuma atenção dos novos fãs que surgiram junto com essas séries, e que abandonam o barco quando percebem que os seus respectivos interesses não estão mais presentes naquele meio. E quanto aos fãs das antigas que continuavam religiosamente acompanhando sites como Nico Nico Douga e YouTube a procura de novos talentos? Eles também se cansaram e migraram para outros fandoms de animes, mangás, Utaites e Youtubers, enquanto sua paixão Vocaloid ficou em segundo lugar.

O mercado cresceu demais nos últimos anos, estamos sendo bombardeados diariamente por produtos aleatórios que toda a questão da música foi deixada de lado. Aquilo que abrangia apenas as empresas que criavam bancos de voz para ganhar dinheiro se alastrou rapidamente para o meio mais “informal” da coisa, transformando aquilo que era para ser espontâneo e artístico, em mais uma forma de ganhar dinheiro fácil e alimentar os cofres de empresas enormes que querem lucrar por cima disso tudo, vide a polêmica do OwataP em 2013 que deu no que falar.

dqsaff

Atualmente, o fandom está estável. A vasta comunidade da internet composta por pessoas que ainda estão presentes no meio para dedicarem o seu tempo e o seu amor com o objetivo de demonstrar os seus talentos diminuiu, mas ele ainda existe. A comunidade de fãs não vai morrer tão fácil, mas a chama que possuíamos no começo está cada vez fraca e aquilo que é novidade agora, não será mais no futuro.

Não acho que uma “Nova Hatsune Miku” iria resolver o problema, mas é inevitável pensar que a indústria realmente precisa se reinventar de novo se quiser recuperar aquele fogo que possuía, mas não é algo que realmente necessitamos agora, já que estamos apenas voltando a ser aquilo que nós sempre fomos, uma subcultura que vive do talento e criatividade daqueles que se envolvem com amor e dedicação. Talvez isso traga consequências boas, mas só o tempo nos dirá.

About Kagami

Stalker obsessivo da Miku. Gosta de fazer piadas sem-graça, falar besteira no twitter e de coisas açucaradas.

Veja também

img_mainv_yoru

5 centavos de SNOW MIKU LIVE! 2015 presents MIKU EXPO

Olá, terráqueos. Aqui é o Kagami trabalhando como escravo durante o carnaval. Vamos direto ao ...

  • Зарастроика

    É verdade, as empresas caíram demais no moe, e acabou tendo pouca variedade entre as personagens, com o moe nos holofotes, e a parte não-moe ficou · apesar dos esforços · no escanteio· Até aqui rostos que eu via sempre nos comentários não vejo mais· O que acontece com a vocalocultura agora foi o que aconteceu com a cultura do Drum ‘n bass de 2003 em diante· :c

    Acho que músicas totalmente diferentes, menos Japão, mais mundo, menos moe, mais outras coisas seria muito positivo· Infelizmente, a parte mainstream de VOCALOID resumiu a moemoe gaaru gaaru all-things Nihon, uma cultura que não tem influência e apelo popular principalmente para a América sociedade ocidental, como também no resto do mundo·

    Precisamos internacionalizar mais, as pessoas engajam no que elas se identificam, se a cultura está em baixa, é porque a comunidade não está parecendo convidativa, nem as pessoas se sentem representadas naquilo de certa forma·

  • Sukkyna Koharuto

    Verdade,quase ninguém está compondo,eu gostava da época de 2/3 anos atrás,vinha muitas músicas,e eu ouço todas até hoje

    • Raps`X Hue

      verdade
      parece que ela esta sumindo com o tempo ;-;
      pff que um milagre acontece
      vamos resar ( deuses do J-PoP conhecido como honeyworks conceda o nosso pedido e abencoi nosso renomado….
      ta parei
      desculpa ;P

  • concordo! Já me deparei com tanta musica legal da miku com pouquissimas
    visualizações atualmente, A maior parte do público vocaloid/miku deve
    ter se perdido nos produtos moe e não consegui encontrar os novos
    produtores talentosos! Se crypton não investi-se no MAgical Mirai, no
    Snow festival, e no project Diva, provavelmente miku iria ficar
    esquecida como qualquer outros musicos, da década de 90, no qual as
    visualizações não aumenta mais do que já esta! Eu acho que Crypton,
    poderia simplesmente divulgar novos produtores atualmente ao invés de
    ficar investindo a maior parte do público, para conhecer miku
    “visualmente”, investindo em figures, cards, figmas e etc. Miku é uma
    cantora e o que deve estar em primeiro lugar é as musicas! Piapro é um
    exemplo de forma de compartilhar as novas musicas, artes e etc, mas A
    crypton não ajuda a expandir, Lá mas parece um site inativo, no qual
    todos postam as artes mas não há expansão daquilo, é postar uma imagem,
    uma pessoa visualizar e depois sumir. Crypton poderia usar o canal da
    Hatsune miku no youtube, para Todos os Dias” compartilhar as criações de
    lá” criando pequenos videos, com o nome” os talentos atuais” algo
    assim, A mikumentary ate que tem essa função, mas poderia ser mais
    videos. O que adianta criar a “melhor musica” da miku se não vai ter
    ninguém para ter noção que a musica existe! Precisa expandir mais!

    • Kaito KasT

      Falou tudo

      • Raps`X Hue

        concordo a hatsune tem potencial pra se torna mundialmente famosa mas a crypton parece que e burra divulgacao poderia salvar o vocaloid sim pq as musicas de ( POSTWIST) e musicas fofas podem conquistar gualuqer tipo de publico isso eu tenho certeza se aqui no Brasil por exemplo gualquer musica doente faz sucesso hatsune seria uma deusa

        ( Isso se as pessoas soubessem a letra da musica e claro teriam que ver legendado)

  • Caio Daniel Nunes Santos

    Não tem problema. Eu vou estar sempre aqui, aconteça o que acontecer. E pelamordedeus, não pare de postar artigos.

  • Lorena Sama

    É confesso que eu até me foquei mais em creepypastas do que em Vocaloids esse ano, infelizmente estão parando de fazer musicas novas, e quando sai alguma é só com a Miku isso me desmotivou muito, mas ainda tenho esperanças

  • Ráisson Jinkoski

    Nunca esquecerei o sabor do alho-poró picado. :3

  • Leone Braga Frauches

    Vocaloid meu sonho

  • Deixei de lado a vocaloid em 2012, estes dias comprei finalmente a versão de colecionador de Hatsune Miku Project Mirai DX do Nintendo 3DS e fiquei RETARDADO. Quantas musicas novas e boas gente!, já voltou o vicio todo kakakaka

  • Yuki Bloodedge

    Eu estava realmente com uma impressão que vocaloid está perdendo as forças ultimamente, tanto que eu mesmo basicamente sumi da comunidade e não escutava nada, em parte porque nos últimos anos eu tenho entrado muito mais na comunidade de metal extremo. Engraçado, que eu voltei a escutar agora justamente porque eu conheci os deuses do vocaloid metal Utsu-P e Caz, além de eu ter lembrado do meu criador de covers favorito, o Akatin (ノ≧∀≦)ノ