Len

RinKagamine

LenApe

RinApe

* Dados calculados com a média dos 3 bancos de voz de cada um: Sweet, Warm, Cold, Serious e Power.

Kagamine Rin e Len são VOCALOIDs japoneses que tem como base a voz da dubladora Asami Shimoda, eles são os segundos vocaloids da série Character Vocal desenvolvidos pela Crypton Future Media. Eles foram lançados em Dezembro de 2007.


História

Depois do sucesso de lançamento do CV01 Hatsune Miku, a Crypton decidiu continuar com a fórmula de sucesso e lançar seu próximo produto também baseado numa voz mais caricata e adolescente. Existia a demanda de vozes masculinas na época mas a Crypton estava com medo de arriscar lançar outro vocaloid masculino depois do fracasso inicial de vendas do Kaito, assim sendo, contrataram uma dubladora com capacidade para fazer ambas vozes, masculina e feminina. Kagamine Rin foi o primeiro voicebank apresentado ao público para ver a reação do mesmo, com o voicebank sendo bem aceito o produto foi colocado no mercado com dois voicebanks pelo preço de um. O preço do produto foi o mesmo de Hatsune Miku apesar de vir com dois voicebanks ao invés de um só.
Na época de gravação os nomes dos produtos não tinham sido decididos ainda, em uma entrevista, Asami disse que os nomes foram dados segundo as palavras “right” e “left” (direita e esquerda). Ela também confirmou que os nomes, além do trocadilho com esquerda e direita, foram baseados nos personagens Len e Rin de Hokuto no Ken.
Ao contrário do que muita gente imagina, Rin e Len não possuem relação oficial. No começo a Crypton cogitou a possibilidade de lançá-los como gêmeos, porém após ver o comportamento do fandom em relação aos Vocaloids ela decidiu lançá-los sem nenhuma relação para que a criatividade dos musicistas, desenhistas e artistas relacionados não fosse limitada ou imposta.
Kei, o ilustrador de ambos, disse em uma entrevista que fez o design primeiro da Rin, e depois do Len, para atender aos pedidos da Crypton, ele fez os dois parecidos em ambas idades e aparência, para passar a ideia de ambas as vozes provirem da mesma pessoa.
Em Junho de 2008 a Crypton anunciou uma edição de update chamada ACT2 que seria lançada em Julho de 2008. Todas as pessoas que adquiriram Len e Rin anteriormente receberiam uma cópia gratuita do ACT2. Esse upgrade aconteceu pois a Crypton julgou necessário corrigir os diversos problemas com o voicebank anterior. O act2 age como um software independente dos voicebanks originais e pode ter os dois no mesmo computador sem nenhuma relação um com a outra, como se fossem dois novos Vocaloids. Os voicebanks originais de Rin e Len (ACT1) não são mais comercializados.
Embora o update tenha acontecido, os usuários reportaram problemas ainda maiores com os voicebanks ACT2, além da baixa clareza e a falta de fonemas, ACT2 não conta com uma série de transições vogal-vogal e tem problemas na gravação.
Assim como Hatsune Miku, Rin e Len ganharam seus appends em Dezembro de 2010. O número de voicebanks adicionados para cada um foi 3, totalizando 6 novos voicebanks. Rin ganhou os voicebanks: Power, Warm e Sweet e Len ganhou os voicebanks: Power, Serious e Cold.
Em 2012 a Crypton anunciou via twitter que está produzindo voicebanks ingleses para Rin e Len ainda sem previsão de lançamento.


Merchandising

Devido ao sucesso de ambos os vocaloids, Rin e Len têm várias figures baseadas em seus avatares. Os exemplos mais comuns são as action figures e nendoroids da GoodSmile.
Além disso empresas de porte menor lançam diversos materiais, como chaveiros, plushies, camisetas, etc. As figures dos dois nem sempre são lançadas junto e são vendidas separadamente.
Além das figures, os dois aparecem em todos os Shows ao vivo da Sega, incluindo uma aparição nos Estados Unidos.


Demos Oficiais

As demos do Act1 de Rin e Len se encontras disponíveis no blog da Crypton. Os appends tiveram bem mais demos que o Act 2 e o Act1, totalizando 28 demos, elas podem ser encontradas no hotsite dos appends, algumas dessas demos também estão disponíveis no canal da Crypton no Youtube.

Kagamine Rin / Len ACT2 “ACTION

Kagamine Rin / Len ACT2 “夏の海


Utilização Musical

Rin e Len são conhecidos por serem voicebanks problemáticos, apesar de populares são raros os producers que conseguem deixar a pronúncia de ambos clara. Eles são voicebanks agudos e de difícil modulação, não são indicados para iniciantes devido à quantidade de edição que envolvem no processo.
O ACT2 tem muitas reclamações por ser abafado e não ter transições fonéticas de vogais e ser extremamente difícil de entender.
Embora sejam indicados para mais gêneros e gênero que melhor se adequam é pop ou rock.


Onde Comprar

Kagamine Rin e Len ACT1 não são mais comercializados desde 2008. Caso você queira os appends de Rin e Len você necessariamente precisa ter Kagamine Rin e Len ACT2 instalado no seu computador.

KAGAMINE RIN / LEN ACT2

KAGAMINE RIN /LEN APPEND

* A VocaloidBrasil não se responsabiliza pelos links publicados no eBay, escolher o vendedor confiável vai de acordo com sua boa fé.
** Necessário serviço de redirecionamento de mercadoria como o Tenso.com


Popularidade

No fandom japonês eles foram ganhando popularidade gradualmente, apesar de juntos possuírem um número grande uploads eles ainda não ultrapassam a Miku em termos de popularidade. Rin é a mais popular entre os dois no fandom japonês, grande parte de sua popularidade é devido ao fato do Japão ter uma grande demanda por idols e uma preferência por garotas fofinhas. No lado ocidental o contrário acontece, Len é o mais popular por causa de sua voz shota. O ocidente tem uma grande demanda por garotos jovens então é natural que sua popularidade seja maior.
Apesar das falhas em ambos os voicebanks serem extremamente perceptíveis e eles serem muito difíceis de compreender a popularidade de ambos não foi afetada.
Os fãs japoneses dizem que a voz da Rin é difícil de ouvir e ficam com a impressão que há um chiado na cabeça deles, a maior reclamação em relação ao Len é o fato da voz aguda dele não ter nenhum atrativo para eles.
Os fãs ocidentais de Rin e Len são geralmente conhecidos por gerarem discussões ofensivas a cerca do relacionamento entre os dois Vocaloids e são tidos como os fãs mais assustadores e noobs entre os fãs de Vocaloids. Geralmente os fãs dos dois tendem a mostrar um comportamento obsessivo em relação a sua preferência de interpretação, o que leva a uma grande rejeição por parte dos outros fãs de vocaloid.
No geral os appends dos Kagamines foram melhor recebidos que os da Miku embora não tenham vendido tão bem quanto os dela. Os voicebanks foram considerados bons apesar de muitos fãs considerarem um dos appends muito parecido com os voicebanks originais. A box foi muito elogiada, sendo considerada até hoje uma das mais belas entre os Vocaloids.


Curiosidades

- Todos os appends dos Kagamines foram gravados em 25 horas (4 horas por dia);
- Algumas pessoas consideram Lin e Ren como romajização errada, não é incorreto romajizar Rin como Lin ou Len como Ren já que o L não é algo presente na língua japonesa, porém a forma que eles são vendidos no ocidente é Rin e Len.
- KEI disse que a diferença entre os designs do ACT1 e ACT2 é que no ACT 2 existe a palavra “ACT 2″ no braço da Rin.


Imagens

Clique na imagem para aumentar


Provedora de Voz

asami

Asami Shimoda nasceu no dia 30 de Janeiro de 1986, é uma seiyuu e cantora de nacionalidade japonesa.
Seus trabalhos mais conhecidos são as gêmeas Futami, do jogo “The Idolm@ster” e os vocaloids Kagamine Rin e Kagamine Len. Asami é conhecida como Asapon entre seus fãs e também atua no mercado de jogos adultos sob o nome de “Hanano Kaori”.
Ela iniciou como seiyuu nos tempos de colégio, mas só entrou para o mercado profissional em 2005, com “The Idolm@ster”.

Site Oficial: http://www.artsvision.co.jp/data.php?id=1007
Blog: http://yaplog.jp/asaponmax/
Twitter: @shimoda_asami

  • Parceiros




    Cirilo Blog



    Seja Parceiro
  • Afiliados


    otakuhallsbutton