Breaking News
Home » O QUE É VOCALOID? » POR QUE HATSUNE MIKU?
slider-5

POR QUE HATSUNE MIKU?

Para aqueles que estão começando em VOCALOID agora, ou até mesmo aqueles que já estão na comunidade faz um tempo, fica difícil entender porque Hatsune Miku é a referência mundial quando se fala em VOCALOID. Pode parecer algo até simples, mas entender os fatores que levaram ela a ser tão famosa ajuda muito a compreender um pouco mais da cultura de produção da internet.

Resumidamente, Miku é o que é por uma combinação de timing, estratégia, viralização e obviamente sorte. Nesse artigo vamos procurar explicar quais foram esses fatores e porquê Hatsune Miku se tornou um fenômeno mundial.

A cultura doujin

Doujin é um termo japonês usado para se referir a um conjunto de pessoas, geralmente artistas amadores, que se possuem interesses em comum. Em termos mais simples, doujin seria quase o equivalente a fandom no ocidente. O japonês tem o hábito de se envolver em produções de trabalhos amadores em pequena escala, como mangas, livros de ilustrações e músicas e vende-los em eventos específicos. Esse tipo de comércio é bem comum e é um ótimo ponto de partida para jovens artistas amadores que querem se lançar no mercado profissional, ou apenas pessoas que simplesmente gostam de produzir e compartilhar conteúdo de sua série predileta.

Pavilhão da comiket
Pavilhão da comiket

Tendo isso em mente, fica fácil entender como VOCALOID se fortificou tanto em tão pouco tempo, a liberdade criativa unindo arte e música se enquadra perfeitamente nesse nicho de produção.

A Miku foi a primeira VOCALOID que teve um apelo maior a essa comunidade, ela foi planejada já tendo em mente os hábitos dessas pessoas e graças a isso ela foi um sucesso.

Idols

Outra caracteristica importante que levou Miku a ser o que é é a vibe idol que ela tem. O mercado Idol é bem complexo para ser explicado e aos olhos da grande maioria dos ocidentais esse mercado não faz sentido. Idols são meninas jovens em busca de reconhecimento e para isso elas cantam, dançam, vão a eventos para encontrar seus fãs.

Ao contrario de pop-stars, atrizes ou dançarinas, as Idols não ganham reconhecimento por suas habilidades em si, elas são mais reconhecidas por sua beleza, bom comportamento e comprometimento com a carreira. Cantar, dançar ou atuar bem são bônus que somam para popularizar a Idol.

AKB48

Um exemplo de como o mercado funciona é o grupo AKB48, composto por mais de 140 meninas. A popularidade das meninas é testada através de enquetes semanais na internet e quanto melhor posicionada a menina fica, mais destaque ela ganha dentro do grupo.

 Nesse sentido, Hatsune Miku é uma Idol perfeita, ela nunca envelhece, pode cantar qualquer música que qualquer pessoa componha e nunca decepcionará nenhum fã.

O primeiro som do Futuro

Teria Miku sido planejada para o sucesso que fez ou foi apenas consequência de boas escolhas na hora de sua produção? Não existe exatamente como saber, mas o momento no qual ela foi lançada foi o fator determinante para seu sucesso estrondoso.

miku_04

É claro que houveram outros VOCALOIDs antes da Miku, e muitos vieram depois, mas a Miku chegou em um momento no qual a empresa que a fez estava mais experiente e preparada, com um software novo recém lançado (VOCALOID2) e muito mais realista que seu antecessor e um mercado com uma alta demanda e preparado para algo novo.

O resultado de todos esses fatores é Hatsune Miku, símbolo cultural do Japão e diva virtual para todo sempre.

Conheça a história da Miku.

  • Dekk Knightwalker

    Posso considerar isso como um desafio ou só tá aí pra ninguém entrar msm?

  • Como assim senha??

  • Laura Maslow Lima

    Esse post é muito informativo! Muito obrigada por fazê-lo. Eu conheci a Miku agora é o site está me ajudando muito a entendê-la melhor. Mais uma vez, obrigada.

  • FeripeHatsune

    Muito que eu não sabia, vou incluir algumas informações em meu TCC sobre a Hatsune Miku ^^

  • Marcel Alan Martins Rocha

    hatsune miku, a vocaloid com sua canção que mais contagia os nerds da atual geração!
    mas continuo destacando principalmente pelos jogos! já que os jogos dela (em 99,8% da franquia) frabricado pela (minha empresa favorita de games desde a infância) SEGA Corpoartion

  • Letícia Franceschini

    Queria tirar uma duvida, estava pesquisando e vi que alguns sites dizem no Japão “assasinaram” a Miku por “bem da juventude japonesa”. É verdade?