Breaking News
Home » MMD
end_of_the_line____by_caio4856-d6tmmmn

MMD

O MikuMikuDance, também conhecido pela sigla MMD, é um programa gratuito que permite o usuário animar e criar filmes em CG (Computação gráfica).

Como surgiu o MMD?

Originalmente, o MMD foi criado por Yu Higuchi para servir como apoio aos produtores de VOCALOID, que precisavam de vídeos para mostrar suas músicas no NicoNicoDouga. Com o passar dos anos o software foi adquirindo uma identidade própria e se tornou uma ferramenta muito popular entre animadores.


“Heart Chrome” Música por HachioujiP, PV por Wakamura.

Ele foi desenvolvido como parte do Video Promotion Vocaloid Project (VPVP) ainda em 2007, logo após o lançamento de Hatsune Miku. A ideia inicial do Higuchi era criar um software fácil de ser utilizado e que possuísse uma interface amigável e como na época não existia uma ferramenta 3D que fosse fácil de entender, Higuchi procurou usar esse conceito de praticidade para criar seu software.

Inicialmente o lançamento do MMD não estava nos planos de seu criador, isso porque a licença de uso da Hatsune Miku não permitia que a personagem fosse reproduzida em outros softwares. Porém em 2008 a Crypton mudou os termos de uso, facilitando a reprodução da personagem em outros lugares. Em 24 de Fevereiro de 2008 o MMD lançou sua primeira versão com 8 modelos padrões, 7 desenvolvidos pelo Animasa – Hatsune Miku, Kagamine Rin, Kagamine Len, MEIKO, KAITO, Akita Neru e Yowane Haku e 1 desenvolvido pelo Kio – Sakine Meiko.

 f49
Modelos padrões do MMD – Autor da imagem: mona_jpn.

De 2008 até 2011, Higuchi trabalhou junto aos usuários para melhorar as funções do MMD, foi assim que surgiram novos modelos, fundos, palcos, melhorias na física do programa e compatibilidade com o Kinect. No final de 2011 Higuchi anunciou que não faria mais updates para o MMD e em seu discurso de encerramento, ele deixou o software nas mãos dos fãs para continuar a construir em cima e trazer melhorias para o programa. Apesar disso, o código-fonte não foi liberado, o que impossibilitou as pessoas de continuarem a trazer melhorias. Sem poder trabalhar em cima do programa, uma parcela dos fãs migraram para softwares alternativos, como o Blender ou o MikuMikuMoving.

Em 7 de junho de 2013 o criador voltou a atualizar o MMD para a versão 7.41, trazendo novas funções, como por exemplo, a capacidade de incluir a câmera em um osso do modelo, um botão de volume, uma opção pra economizar a energia da CPU, etc. Versões posteriores a essa têm surgido com bastante velocidade e mostraram melhorias na aparência da interface.
Atualmente o programa está na versão 9.20.

Comunidade

O interesse da comunidade japonesa pelo software foi imediato, com apenas 3 dias após o lançamento do programa a quantidade de conteúdo cresceu de maneira imensurável e já possuia uma wikipédia organizada pelos usuários do 2channel.

A estrutura da comunidade se organizou de uma maneira colaborativa, isso refletiu muito no sucesso do programa. Grande parte desse conteúdo (como modelos, animações, etc) é distribuida livremente. Isso gerou uma rotatividade e uma construção coletiva de recursos muito grande, o que acabou se caracterizando como o diferencial do MMD. Outra parte que contribuiu bastante para o crescimento e a popularização do MMD são os torneios de animação que acontecem no NicoNicoDouga, como o MMD Cup.

attack_on_titan_mmd_model_by_nerudrum-d7a4kts
Modelos de shingeki no kyojin, imagem por nerudrum.
Em Janeiro de 2013, os vídeos com MMD já somavam mais de 100.000 entradas só no NicoNicoDouga.

Animações com MMD

Com uma comunidade fixa, o MMD aos poucos foi se distanciando de VOCALOID e tomando uma forma própria. Ele ainda é extremamente voltado para VOCALOID, mas a quantidade de conteúdo original para MMD é bem grande e atrativa. O melhor exemplo disso são as animações originais que surgem no NND e na televisão japonesa, como por exemplo a série infantil gdgd fairies que existe desde 2011, a animação Straight Title Robot, o primeiro programa de televisão ao ir ao ar feito inteiro em  MMD e a mais recente Wailing Nightmare, voltada para o público jovem e completamente gratuita:


Wailing Nightmare, animação japonesa feita em MMD. Confira os outros episódios no canal do vídeo.

MMD para uso profissional

Com o sucesso, MMD começou a gerar outros tipos de mídias, como por exemplo a publicação de uma revista mensal exclusivamente sobre o assunto, com tutoriais, reportagens e modelos de distribuição exclusiva da revista.

c40988d12ce341070551724f26f7d9e8

Os próprios produtores também passaram a publicar seus livros, DVDs e modelos feitos com MMD comercialmente. Fora do âmbito de doujin, MMD já foi utilizado em comerciais, a exemplo do comercial do Windows 8 para o Japão, onde a modelo do vídeo é animada no programa:

\”Through the Window\” まさたかP×ELECTROCUTICA

Como faço para baixar o MMD?

No site oficial você encontra os links para baixar o MMD. Para baixar a versão mais atual do programa, clique no link abaixo e procure \”MikuMikuDance (DirectX9 Ver.)\”. Se seu windows for x64 bits clique no link abaixo onde diz \”MikuMikuDance(x64 Ver)\”.

 DOWNLOAD

Aqui você pode conferir uma tabela com os requerimentos mínimos necessários para executar o MMD, embora note que com as configurações mínimas o programa pode tornar seu computador lerdo:

 Requisítos Mínimos
Requisítos Recomendados
*Os requerimentos minimos não rodam MME*GTX V para uso de MME em geral
Sistema OperacionalWindows 2000 with GDI + LibraryWindowsXP
CPUATOM Dual Core, 1.2 GHzCore 2 Quad Q6600
GPU/Placa de VídeoGeForce5 Series RADEON x850 9.5 ThousandGeForce 9600GT

Para os usuários de MacOS ou Linux:

MMD tem condições de funcionar em uma máquina virtual (que é um programa que simula o Windows dentro de outro sistema operacional, como o Linux.) se você tiver feito todos os procedimentos necessários para permitir 3D. Podem ocorrer problemas com o emulador Oracle VM VirtualBox, mas nos outros emuladores não foram realizados testes ainda.

A versão do MikuMikuDance 7.39 foi testada para ser executada em um sistema Linux de 64 bits usando a última versão do Wine 1.3 (É um emulador que faz programas Windows funcionarem nativamente no Linux), no entanto, existem muitos bugs e o suporte ao DirectX do Wine é extremamente limitado. O MikuMikuDance v5.24 pode ser executado no Linux de 32 bits em um Wine 1.4 sem maiores problemas.

Para usar o MMD:

Descompacte o arquivo baixado do site do MMD no seu HD ou drive de preferência (MMD funciona em Pen Drives, etc.) e clique no atalho executável MikuMikuDance.exe para iniciar o programa.

Na pasta em que o programa executável se encontra, há uma pasta chamada \”Data\” que contém as DLLs para funcionamento do programa e uma pasta \”UserFile\” que contém subpastas com projetos e arquivos que podem ser baixados pela internet – por exemplo: pesquisando no Google por MMD Models. A pasta UserFile está dividida em subpastas para ajudar na organização dos seus arquivos, embora não tenha muita importancia o local que você guarda os arquivos, o MMD já vem com essas pastas criadas para facilitar.

MMDInterface do MMD

O programa usa a Bullet Physical Engine como motor de física. Os usuários podem fazer ajustes em qualquer objeto dentro do espaço virtual do programa, para isso o programa cria os arquivos chamados \”Motion Data\”, que nada mais são que os dados de movimento que são criados para animar os modelos e que podem ser exportados e importados para outros vídeos feitos com o MMD.

Existem vários modos para animar em MMD, seja através do download de motion data de outros usuários, animação manual frame a frame ou captação de movimentos com o Kinect. As maneiras de utilizar o programa e as criações com o mesmo não possuem limites. Através do software também é possível: mapas de sombreamento, captura de tela para renderização e processamento de filmes inteiros.

Programas relacionados:

MikuMikuEffect: Complemento de pós-produção para o MMD, no qual o mesmo aceita efeitos (como shaders, filtros de imagem, etc.) pré-programados para as animações. Os efeitos para este podem ser criados no programa RenderMonkey e exportados em .fx para uso no MMD.

PMD/PMX Editor: Programas que permitem a edição e “rigagem” (também conhecido como ajustes de ossos) de modelos 3D para o MMD. São regularmente atualizados e permitem que os usuários importem arquivos em .obj, .x, .pmd, .pmx e .psk. A importação de alguns desses formatos ainda está em construção, é provavel que nas próximas versões já estejam funcionando.

Originalmente o PMD Editor (também conhecido como PMDe) tem como língua padrão o japonês, porém há uma versão traduzida para o inglês lançada por fãs.

MikuMikuMoving: Programa que foi desenvolvido após ao hiato de Higuchi. Esse programa é atualizado frequentemente e tem suporte ao novo formato PMX 2.1. Ele utiliza a versão mais atualizada da Bullet Physics Engine, que permite o uso de SoftBodies.

Face And Lips: Programa que auxilia na criação de movimentos labiais e faciais dos modelos.

Motion Converter: Esse programa converte motion data para tipos de modelos diferentes, como por exemplo o esticamento das pernas em modelos chibis.

Path Maker: Programa que cria facilmente caminhos para seus modelos seguirem.

MikuMikuOnline: É um projeto de jogo MMO (Massive Multi-Player Online) onde você pode andar por uma cidade e encontrar outras pessoas pelo mundo e conversar com elas usando avatares 3D de Vocaloid. Saiba mais sobre o jogo aqui.

Programas portáteis

iOS – Apple

MMD Player
Preço: U$3.99

Software que permite que você carregue suas motion files e seus modelos em sua tela, podendo usar fundos com as fotos ou com a câmera traseira do iDevice (iPhone, iPod touch e iPad), e usando músicas da biblioteca do iTunes como fundo. Atualmente ele é capaz de usar Realidade Aumentada (onde você filma um marcador impresso em um papel e o modelo aparece, podendo filmar (sem som), e criar Motions Data de Camera para o MMD usando o mesmo processo.

Domino’s App feat. HATSUNE MIKU

App para uso exclusivo no Japão, através dele você pode encomendar pizzas da Domino\’s. Ele possui algumas funções como executar um \”show da Miku\” em cima da caixa da pizza usando a câmera ou brincar de tirar fotos com a Miku em poses engraçadas.

Android

MMD-AR Viewer
É um programa onde você usa realidade aumentada com seus modelos em seu celular.
MikuMikuDroid
Uma versão em miniatura do MMD, porém um pouco limitado.

  • HaikyoOwari

    Qualquer Coisa!

  • Pingback: DJ Sona FTW./ Projeto de robótica / Vocaloids / MMD etc… | ~ SuzuKayou ~()

  • Gus

    Sim

  • Carol

    bom eu queria fazer o meu proprio modelo de mmd da minha utau…mas nao consigo :( eu quero uma ajudinha…pode me ajudar?

  • Sakura otaku

    isso parece tão complicado @.@ e dv demorar tanto @.@

  • Chocco Cookie

    É mt fácil de usar o MMD quando se acustuma

    • Aye DarkSir

      De fato :3

  • Nathasha Anjos

    É sou iniciante mais vou indo e acostumando ^^

  • Brenda Gonçalves

    Eu baixei o MMD e desempacotei no meu pen drive , mas quando eu vou abrir o arquivo e.x.e do MMD dá o seguinte erro :

  • JiJi Kawaii

    Você poderia me ajudar? eu to em duvida qual é o melhor para se escolher em seu personagem em mmd o pmd ou pmx e o que é model DL obrigada pela atenção :3

  • Lrlarissa Rayanne

    PMX Editor n está abrindo,alguém poderia me ajudar?